Fraudes na internet usando o assunto coronavírus se intensificam, disfarçadas de app informativo

Written by on 17 de março de 2020

Elas se aproveitam da busca por informações referentes à pandemia para disseminar códigos maliciosos. Veja que cuidados tomar…

Golpes cibernéticos ligados ao coronavírus estão em circulação desde o início do ano, mas o alerta de pandemia tem levado a um aumento dessas fraudes. Elas se aproveitam da busca por informações referentes ao vírus e à doença Covid-19, usando mapas, aplicativos e e-mails para disseminar ladrões de senhas e outros códigos maliciosos.

*App ‘Covid-19 Tracker’

Um dos golpes é realizado através de um aplicativo de Android que oferece informações e estatísticas em tempo real sobre a disseminação do coronavírus. Chamado de “Covid-19 Tracker”, o app foi detectado pela equipe de segurança da Domain Tools em um site fora da Play Store, a loja oficial do Google.

De acordo com os especialistas, o app é, na verdade, um vírus de resgate, que bloqueia o uso do smartphone e exige o pagamento de US$ 100 (cerca de R$ 500) em Bitcoin para liberar a utilização do aparelho.

Por se comportar como vírus de resgate, os especialistas o apelidaram de “CovidLock” (“bloqueio do Covid”).

*Que cuidados tomar

Aparelhos com o Android 7 (Nougat) e mais novos ficam imunes aos efeitos do bloqueio da praga digital, desde que uma senha de bloqueio de tela esteja configurada.

Para quem caiu no golpe e não tem um aparelho com Android 7 ou mais recente, há uma boa notícia: a Domain Tools conseguiu decifrar os códigos da praga e vai oferecer o desbloqueio gratuito.

Tela de smartphone bloqueada pelo vírus de resgate ‘CovidLock’. Aplicativo é oferecido para rastrear disseminação do coronavírus — Foto: Reprodução/Domain Tools

Fonte: G1/Jornal da USP


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist